Google Analytics Alternative

Alimentos ricos em potássio e insuficiência renal.

sexta-feira, 1 de maio de 2009
O potássio tem um papel importante para o relaxamento muscular, promove a dilatação dos vasos, melhorando o fluxo sanguíneo, essencial para conservação do equilíbrio ácido/base do organismo. Os rins são responsáveis pela eliminação do potássio. Na insuficiência renal, a excreção fica prejudicada, o excesso não pode ser eliminado com eficiência podendo trazer sérias complicações, nestes casos a dieta deverá ser restrita em alimentos ricos em potássio.
A recomendação de potássio para adultos sem patologias é 4700 mg ao dia. Alimentos de origem vegetal contêm mais potássio como hortaliças e frutas, veja quais; principalmente frutas secas, banana, laranja, melão, cacau, tomate, beterraba, batata, feijão, lentilha, abóbora, cenoura, batata doce, espiafre, como também gérmen de trigo, melado, nozes, chá preto, leite em pó, chocolate em pó. Os sais que substituem o sal de cozinha convencional, conhecidos no mercado como light, onde parte do cloreto de sódio é substituído por cloreto de potássio, deve ser restrito para pacientes com insuficiência renal. Saiba que o cozimento dos alimentos provoca a perda de potássio. A falta de potássio pode causar problemas cardíacos e debilidade muscular.
Por Greice Caroline Baggio.

2 comentários:

Anônimo at: 13 de junho de 2009 às 11:02 disse...

Dra. Greice. Bom dia
me chamo Luiza, e ha poucos dias descobri através de exames que tenho um prblemaleve de rim, cada vez q pesquiso o assunto fico mais preocupada com a minha alimentação, geralmente qdo uma composição é adequado a outra não é em certos alimentos. Será q vc poderia me ajudar com alguma sugestão de alimentos. Obrigada
pode mandar p/ o meu e-mail luiza_santos210@hotmail.com

{ ALIMENTO, NUTRIENTE E ANTIOXIDANTE } at: 13 de agosto de 2009 às 22:00 disse...

OLÁ!
OBRIGADA POR ACESSAR O BLOG!
NÃO PODEMOS COMPLICAR NOSSA DIETA.
ENTRAREI EM CONTATO!
VOLTE SEMPRE!

GREICE CAROLINE BAGGIO.

Postar um comentário