Google Analytics Alternative

DIETA TAMBÉM É REGULADA PELAS SENSAÇÕES GUSTATIVAS.

quinta-feira, 7 de maio de 2009
Na língua e em menor número no céu da boca e na garganta,
 encontram-se receptores gustativos.
Na língua e em menor número no céu da boca e na garganta, encontram-se receptores gustativos.

Papilas gustativas, capazes de reconhecer sabores como, doce, azedo, salgado e amargo, sabores percebidos em regiões distintas da língua, que enviam informações ao cérebro.

Cada comida ativa uma diferente combinação de sabores básicos, muitas têm um sabor distinto como resultado da soma de gostos e cheiros. Além disso, a textura e a temperatura dos alimentos também contribuem à percepção gustativa.
A sensação de "dor" também é essencial para a percepção do sabor picante e estimulante de alimentos e prepações apimentadas.

As sensações gustativas auxiliam na regulação da dieta, a qualidade da dieta pode ser influenciada conforme as necessidades do organismo, a carência de um determinado tipo de nutriente geralmente intensifica uma ou mais sensações gustativas, fazendo com que a pessoa procure alimentos que possuam o gosto característico do alimento de que necessita.
O sabor dos alimentos não é produzido apenas pela estimulação das células gustativas, como também pelas células olfativas, fato que quando o sentido do olfato é prejudicado por exemplo, por um forte resfriado, a percepção do paladar diminui.

Os alimentos, ao penetrarem na boca, liberam cheiros que se espalham pelo nariz. Portanto, as sensações gustativas funcionam ao lado das sensações olfativas, auxiliando no controle do apetite e quanlidade de alimentos ingeridos.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário