Google Analytics Alternative

IMPASSE ENTRE MARGARINAS E MANTEIGAS.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

A margarina e a manteiga diferem pela
composição de ácidos graxos, gorduras.
 Um dos assuntos mais discutidos na nutrição atual é o impasse entre que opção é mais saudável ou menos prejudicial consumir, margarina ou manteiga? Já, que a preferência pelo sabor, é uma questão pessoal.

A margarina e a manteiga diferem pela composição de ácidos graxos, gorduras. A manteiga de origem animal que é produzida através do gordura do leite, contém cerca de 62% de gorduras saturadas, que predispõe à elevação do colesterol sanguíneo, quando consumida em demasia, enquanto a margarina contém cerca de 20%, sendo a manteiga rica em vitamina A.

A margarina é um produto com 'fama' de ser mais cremosa, em seu processo de fabricação, o óleo insaturado da soja, milho ou girassol, transforma-se em gordura saturada com consistência sólida, reorganizando sua estrutura química líquida original poliinsaturada por processos químicos. Feita principalmente à base de gordura vegetal, com baixo teor de gordura animal, até 3%. Entretanto, é um dos produtos que mais recebem aditivos químicos, entre eles emulsificantes, estabilizantes, corantes, acidulantes...

Pouco tempo atrás, a margarina vegetal era produzida por hidrogenação, um processo químico que provocava a formação de gorduras trans, que ainda encontramos em alimentos biscoitos recheados industrializados. Para reduzir as gorduras trans, a hidrogenação foi substituída pelo processo de esterificação. No rótulo, é frequente estar descrito sem gorduras trans ou sem gorduras hidrogenadas. A adaptação da indústria para evitar as gorduras trans são constantes, estudos mostram que, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares, a gordura trans faz com que o organismo fique mais vulnerável a condições inflamatórias. Por ser de origem vegetal a margarina não contém colesterol, enquanto a manteiga possui 200 mg em 100g.

E o creme vegetal? Elaborado apenas com gorduras vegetais, possui menor teor de lipídios em comparação às margarinas.

Se for de sua preferência utilizar como mistura ao pão, biscoitos... o consumo de margarinas (gorduras quimicamente processadas), ou manteiga (rica em gorduras saturadas), utilize-as com moderação, dentro de um plano calórico e com quantidades de lipídeos conforme sua necessidade vital. Se for ao cozimento dos alimentos, prefira óleos in natura, como também incluir o azeite de oliva em suas preparações. Ainda, esteja ciente que o risco de doenças crôncias e processos inflamatórios que causam danos ao organismo, é uma somatória entre estilo de vida, hábitos alimentares, falta ou excesso de nutrientes, fumo, álcool, sedentarismo...

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário