Google Analytics Alternative

Prevenção de doenças e vitamina D.

segunda-feira, 25 de maio de 2009
Incorporada aos lipídeos e absorvida no intestino, sendo uma pequena parte absorvida no fígado, a vitamina fortalece o sistema imunológico e é indispensável para os ossos em todas as fases da vida.
Fontes da vitamina são econtradas em peixes e seus óleos, gema de ovos alimentos fortificados e exposição aos raios ultravioletas da luz solar.
A deficiência pode causar raquitismo em crianças, mineralização prejudicada dos ossos em crescimento, na falta não apenas de vitamina D, mas de cálcio e fósforo. Crianças com problemas crônicos de má absorção de lipídeos e certos tipos de terapia medicamentosa por tempo prolongado também correm o risco de desenvolver raquitismo.
A falta em adultos pode levar a osteomalacia com redução da densidade óssea, além de fraqueza muscula e maior risco de faturas, além de osteoporose na terceira idade.
Ainda, alguns estudos associam baixos níveis da vitamina a dores crônicas.
Como produzir vitamina D por meio da exposiçao ao sol?
De maneira bem simples, por meio do colesterol presente, os raios solares ao penetrarem na pele, transformam este colesterol em um precursor da vitamina D diretamente absorvido pelo sangue, por meio de processos metabólicos o fígado e os rins finalizam a conversão do precursor da vitamina para vitamina D ativa.
Além de exposição ao sol em horários apropriados, em torno de 15 minutos e alimentos fontes da vitamina, o consumo de cálcio e fósforo são essenciais.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário