Google Analytics Alternative

Frituras! Motivos para ficar longe delas.

terça-feira, 12 de maio de 2009
A fritura é uma preparação rápida e confere aos alimentos fritos textura, sabor e aroma característicos, porém alteram as propriedades nutricionais do alimento in natura. Além das calorias presentes nos alimentos, ao fritar, o valor calórico aumenta consideravelmente, o óleo utilizado ao ser aquecido torna-se saturado. O aumento no consumo de gorduras saturadas leva a aterosclerose, aumento de deposição de gorduras nas artérias, aumentando o risco de complicações cardiovasculares, de derrames, infartos, acúmulo de gordura corporal.
Pode haver formação de compostos como a acrilamida, quando alimentos que contêm carboidratos como batatas e aipins são fritos ou cozidos em altas temperaturas, superiores a 100°C.
A acrilamida torna-se um risco potencial de ser carcinogênica, batatas fritas, biscoitos salgados industrializados são alguns exemplos de alimentos que devemos evitar. É comum a reutilização de gorduras e óleos para o preparo, o que torna a fritura mais prejudicial, a cada reaquecimento substâncias são formadas, o aquecimento prolongado a altas temperaturas provoca alterações na estrutura química dos óleos, resultando em formação de peróxidos e outros compostos prejudiciais. O alimento que é frito torna-se de baixa qualidade, sendo que vida de prateleira destes alimentos é menor, além do excesso de óleo absorvido, o centro do alimento, muitas vezes, não está totalmente cozido.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário