Os minerais sódio, potássio e cloro são eletrólitos que participam das funções corporais. Potássio é o principal mineral intracelular, já o sódio e cloro são os principais minerais do meio extracelular, do plasma sanguíneo.
Permitem a troca constante e regulada de nutrientes, equilíbrio entre o interior e o exterior das células o que torna possível a transmissão de impulsos nervosos, ação muscular e funcionamento de glândulas e preservam as quantidades de ácidos e bases dentro dos vasos sanguíneos.
Ingestões baixas e moderadas de sódio fazem com que o hormônio aldosterona atue sobre os rins para conservar o sódio necessários para as funções do corpo. Com ingestão excessiva de sódio na alimentação, a liberação de aldosterona é reduzida, podendo haver um desequilíbrio na excreção de sódio através da urina. O acúmulo anormal de sódio, pode aumentar o volume de líquidos corporais, o que chamamos de edema ou retenção de líquidos e elevar a pressão arterial.
Entre os alimentos ricos em sódio estão o sal adicional aos alimentos, os alimentos processados, alimentos com glutamato monossódico, molhos prontos, alimentos enlatados, fermentos, bicarbonato de sódio.
Além das restrições dietéticas na redução do sal, a primeira opção, muitas vezes errônea, sempre é a medicamentosa por meio de diuréticos, que induzem a perda de líquidos, com isso ocorrem perdas de outros minerais, principalmente o potássio, sendo necessário a intervenção de alimentos fontes de potássio para o uso de diuréticos.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário