Bactérias probióticas, em quantidades adequadas, trazem benefícios à saúde, formam uma linha de defesa no orgamismo. |
Você, já ouviu falar em Bifidobactérias e Lactobacillus? Conhecidos como probióticos, são microorganismos vivos, que quando ingeridos em quantidades adequadas, trazem benefícios à saúde, formam uma linha de defesa no orgamismo.
Sabia que os probióticos produzem substâncias que inibem o crescimento das bactérias prejudiciais ao organismo como ácido láctico, ácido acético, fatores antimicrobianos, produzem vitaminas do complexo B, vitamina K e enzimas, auxiliam no sistema imunológico, destroem toxinas.
Os probióticos auxiliam no tratamento da constipação, diarréia e síndrome do cólon irritável, na prevenção do câncer colorretal, diminuem a concentração de colesterol e triglicerídes no sangue, combatem problemas alérgicos, melhoram a digestão e reduzem os gases intestinais, dão maior resistência às infecções, reduzem os efeitos colaterais de antibióticos.
As principais fontes de probióticos são os leites fermentados e os iogurtes enriquecidos com lactobacilos vivos. A quantidade ideal de probióticos em um produto deve ser a partir de 1 bilhão de bactéricas. Para equilíbrio da flora intestinal não é necessário o exagero, em casos mais graves e antibioticoterapia, deve-se procurar produtos com quantidades maiores de microorganismos. Se a dieta conter carboidratos específicos, os chamados prebióticos, uma dose diária de probióticos é o suficiente.
Os prebióticos contêm fibras que contribuem para o crescimento das bactérias benéficas, entre eles estão a banana, chicória, cebola, alho, tomate, cevada, aveia, trigo, aspargos e alcachofra.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário