Google Analytics Alternative

Gorduras insaturadas componentes da boa nutrição.

sexta-feira, 15 de maio de 2009
Ácidos graxos, lipídeos ou gorduras são essenciais a boa nutrição humana, contribuem como reversa de energia, componentes das membranas celulares, proteção de órgãos vitais, meio de transporte de vitaminas, isolamento térmico, produção de hormônios.
Uma redução significativa na ingestão de lipídeos deprime o composição corporal de vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K, o que pode acarretar deficiências. Além disso, a ingestão de lipídeos facilita absorção de precursores da vitamina A, como betacarotenos.
Os lipídeos permanecem no estômago em torno de 3 horas e meia para que sejam digeridos, por isso dão maior saciedade quando consumimos alimentos fontes de gorduras e cerca de 80% dos lipídeos devem ser fornecidos por gorduras insaturadas. Risco de obesidade, dislipidemais, cardiopatias, depósito de gordura no fígado, resistência a insulina por excesso de peso corporal são complicações comuns em casos de excesso de lipídeo corporal. De forma simples, as dislipidemias são alterações dos lipídios no sangue, na forma de colesterol ou triglicérides, por exemplo, que pode levar ao acúmulo de gordura e risco aumentado de aterosclerose. Percentuais de 30% ou pouco menos devem fazer parte da dieta. Como você pode perceber dietas isentas de gorduras não são bem-sucedidas.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário