Google Analytics Alternative

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pode ocorrer em função à comida ou à água contaminadas
durante o preparo,
manipulação ou
armazenamento dos alimentos.

A intoxicação alimentar pode ocorrer em função à comida ou à água contaminadas durante o preparo, manipulação ou armazenamento dos alimentos.

A temperatura e a umidade criam condições favoráveis para a multiplicação de microorganismos. Porém, podem ocorrer casos de toxicidade por causa não somente de substâncias presentes nos alimentos, como também de lectinas, presentes em leguminosas com pouca cocção, por exemplo.

A intoxicação alimentar ocorre por bactérias, vírus, fungos, toxinas e irritantes dos alimentos. A contaminação ambiental por agrotóxicos, pode trazer efeitos nocivos quando consumidos.

Muitos alimentos agem como veículo para a contaminação, entre eles: Ovos, por contaminação da Salmonella, a casca do ovo, pode trazer riscos quando o ovo é manipulado ou cozido de maneira correta;

Carnes pouco cozidas podem ser contaminadas por Clostridium perfrigens; como também a contaminação por fungos em cereais, como por Bacilus cereus levando a síndrome de gastrenterite, são alguns exemplos.

Os sintomas por intoxicação alimentar incluem: cefaléia, dor abdominal, vômitos, diarréia, fadiga.
Examine os alimentos cuidadosamente antes de consumir. Olhe sempre a data de validade, não compre alimentos industrializados com embalagens danificadas.
Antes de consumir verifique o aspecto do alimento, se possui cheiro e aparência normal. Consuma os alimentos logo após o cozimento e lave sempre bem as mãos antes de manipulação e consumo.
Por Greice Caoline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário