Google Analytics Alternative

Cuidados nutricionais e características no HIV.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Pacientes hospitalizados merecem cuidados.
As deficiências de micronutrientes estão associadas à progressão
 da doença e aumento da mortalidade.
 A desnutrição em pacientes soro positivos é caracteizada por mais que 10% de perda do peso corporal, enfraquecimento, peda de massa muscular, febre.

Sendo que está associada a fatores como:
- Alterações no metabolismo dos pacientes, através de um hipermetabolismo, aumento do gasto de energia; Ocorrência de inúmeras infecções; Diarréia; Má absorção; Alterações neurológicas que afetam o apetite; Fatores psicológicos como depressão e ansiedade; Interações com medicamentos que influenciam a ingestão, absorção e apetite dos pacientes; Baixa ingestão de calorias e proteínas em função de alterações gastrointestinais como náuseas, vômitos, diarréia, que podem levar à anorexia (perda do apetite) e à perda gradativa de peso.
Ainda, pacientes com infectados pelo HIV apresentam baixos níveis de micronutrientes como vitaminas e minerais no organismo, em especial as vitaminas A, E, C, B12 e minerais como zinco e selênio. As deficiências destes micronutrientes estão associadas à progressão da doença e aumento da mortalidade.
Mudanças devem ser feitas para atingir as necessidades nutricionais dos pacientes, como oferta de alimentos saudáveis, quantidade e temperatura adequadas, tempo entre as refeições.
Em casos de perda de apetite, busque ambientes tranquilos para realizar as refeições, evite ingerir líquidos enquanto se alimenta, mastigue bem os alimentos, procure alimentos mais saudáveis, mas também de sua preferência, busque apoio nutricional, nem sempre pacientes hospitalizados recebem suporte adequado.
A imunodeficiência possui tratamento, sendo que é crescente o número de crianças em potencial risco. A prevenção e o cuidado são os melhores tratamentos.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário