Google Analytics Alternative

Carboidratos ou proteínas para atletas?

sábado, 16 de maio de 2009
Atletas sem acompanhamento nutricional se acostumaram a consumir antes de competições ou treinos dietas mais ricas em proteínas do que carboidratos. Porém, carboidratos são essencias e preenchem a depleção de glicogênio hepático e muscular principalmente após o jejum noturno, sendo fundamental um desjejum equilibrado em todos os macronutrientes, carboidratos, lipídeos e proteínas.
Os carboidratos fornecem energia com mais rapidez porque são digeridos e absorvidos mais rapidamente do que proteínas ou lipídeos. Além disso, diminuem a sensação de plenitude gástrica, ou popularmente "peso no estômago" após as refeições.
Em dias quentes, uma refeição rica em proteínas eleva mais a taxa metabólica, do que refeições ricas em carboidratos, pela exigência de maior quantidade de energia para digestão, absorção e assimilação dos nutrientes, sobrecarregando o organismo.
Os carboidratos fornecem maior e mais disponivel energia e são os principais nutrientes para exercícios de endurance, longa duração e de alta intensidade, como também exercícios anaeróbicos de curta duração.
O significado, eficiência e benefício real da nutrição adequada no esporte e atividades físicas só é percebida quando de fato se segue um plano alimentar adequado.
O atleta e praticantes de atividades fisicas devem estar atentos aos sinais do corpo e buscar ajustes para melhor performace e desempenho físico.
Assim, a refeição anterior a exercícios, jogos ou competições serve para maximizar o armazenamento muscular e hepático do glicogênio, reserva de glicose, obtida especialmente de carboidratos, e proporcionar absorção intestinal durante o exercício, sendo fonte de energia para o indivíduo.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário