Google Analytics Alternative

ANEMIA FERROPRIVA ENTRE CRIANÇAS.

segunda-feira, 4 de maio de 2009
A anemia por deficiência de ferro pode levar 
à danos cerebrais irreversíveis,
também comprometendo a oxigenação
adequada aos órgãos,
acarretando atraso no crescimento e no desenvolvimento.
O ferro é indispensável à produção da hemoglobina, pigmento dos glóbulos vermelhos, que permite o transporte de oxigênio no sangue.

A anemia por deficiência de ferro pode levar a danos cerebrais irreversíveis, devido a efeitos causados no sistema nervoso central, também comprometendo a oxigenação adequada aos órgãos, acarretando atraso no crescimento e no desenvolvimento.

A morbidade a partir de doenças infecciosas é maior em populações com carência de ferro, a falta do mineral acomete leucócitos e linfócitos, fazendo com que o sistema imunológico fique debilitado. A deficiência pelo baixo consumo de alimentos fontes ferro está associada à baixas condições de saneamento, a infestação de parasitoses intestinais pode reduzir em até 20% do ferro ingerido na dieta.

Problema de saúde pública de crescente prevalência acometendo milhões de crianças em todo o mundo, a fortificação alimentar é considerada uma medida preventiva. Os alimentos fontes melhores disponíveis para absorção do ferro são as carnes por conterem ferro heme, feijões, lentilha, ervilha e vegetais folhosos verde-escuro possuem menor biodisponibilidade de ferro, por isso seu consumo deve ser aliado a alimentos fontes de vitaminas C. Ajude você também à espalhar saúde!!!
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário