Google Analytics Alternative

Fenilcetonúria entre as doenças diagnosticadas no teste do pézinho.

domingo, 17 de maio de 2009
Diagnosticada através do teste do pézinho, a Fenilcetonúria é a deficiência de enzima hepática necessária à conversão de tirosina a fenilalanina, ocorrendo acúmulo de fenilalanina e outros metabólicos nos tecidos corporais.
A fenilalanina é um aminoácido encontrado em proteínas, sendo fundamental para o funcionamento organismo, porém pode ser tóxica para quem sofre de Fenilcetonúria.
Ao nascer, crianças com Fenilcetonúria apresentam sintomas como irritabilidade, hiperatividade, retardo no crescimento, convulsões, eczemas ou irritação na pele, odor característico na urina. Se não tratada a criança pode permancer com retardo mental. Após a introdução do leite, que contém fenilalanina, podemos perceber os sintomas e elevações no sangue do aminoácido. A alimentação em pacientes com Fenilcetonúria deve ser individualizada, buscando manter níveis sanguíneos baixos com a retirada de alimentos que contêm fenilalanina. É necessário seguir uma dieta especial, os alimentos de origem animal, leguminosas como feijão lentilha, leite, ovos devem ser restritos, como também alimentos que contêm aspartame, entre eles estão os adoçantes artificiais. Nos rótulos encontramos a descrição sobre conter ou não fenilalanina.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário