A prevalência de crianças obesas aumenta todos os dias. As crianças tendem a preferir alimentos doces e/ou gordurosos, como balas, sorvetes, biscoitos recheados, além de bebidas como refrigerantes e sucos adoçados fornecendo calorias extras, com baixos nutrientes e que contribuem para o aumento de peso.
Sendo que a criança obesa pode passar por preconceitos, o que pode levar a circulo de amizade limitado e baixa auto-estima, o que pode se tornar um adulto deprimido e sem controle em suas escolhas alimentares.
Período curto de amamentação, ingestão de alimentos inapropriados precocemente, problemas genéticos são fatores que podem levar a criança a obesidade.
A educação é repassada desde cedo, assim no primeiro ano de vida até a fase pré-escolar são formadas as preferências, gostos da criança, assim os bons exemplos e as melhores escolhas devem ser passadas de pai para filho.
Cada caso deve ser tratado individualmente e cuidadosamente, porém o primeiro passo é uma reeducação alimentar com a família, incentivando os pais e a criança a escolherem alimentos mais saudáveis. A educação nutricional em escolas e creches é de extrema importância, sempre buscando a prevenção.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário