Google Analytics Alternative

Ingestão de carotenóides alimentares está associada com menor prevalência de síndrome metabólica em homens de meia-idade e idosos.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Carotenóides possuem propriedades antioxidantes.
O que a ingesão de carotenóides podem fazer à síndrome metabólica?
 Carotenóides possuem propriedades antioxidantes, sabe-se pouco sobre a relação da ingestão de carotenóides alimentares sobre o risco de síndrome metabólica.

Foi avaliado a ingestão de carotenóide alimentar associada com a síndrome metabólica e fatores de risco de síndrome metabólica, através de estudo populacional, transversal em 374 homens com idade entre 40 e 80 anos. Ingestões de β-caroteno, -caroteno, β-criptoxantina, licopeno, luteína, e zeaxantina foram estimadas.

Presença de síndrome metabólica foi determinada usando glicose sérica em jejum, triglicerídeo, e concentrações de HDL-colesterol, circunferência de cintura, e pressão arterial sistólica e diastólica.
Síndrome Metabólica esteve presente em 22% dos homens. Maiores ingestões de carotenóide, β-caroteno, -caroteno, e licopeno foram associadas com menores circunferências de cintura e massa adiposa visceral e subcutânea. Maior ingestão de licopeno foi relacionada às menores concentrações de triglicerídeos. Concluindo-se, maiores ingestões de carotenóides, principalmente β-caroteno e licopeno, foram associadas com uma menor prevalência de síndrome metabólica e com menores medidas de adiposidade e concentrações de triglicerídeos séricos em homens na meia-vida e idosos.
Fonte: SLUIJS, I.; BEULENS, J.W.L.; GROBBEE, D.E. et al. Dietary Carotenoid Intake Is Associated with Lower Prevalence of Metabolic Syndrome in Middle-Aged and Elderly Men. J Nutr; 139(5): 987-92, 2009.

0 comentários:

Postar um comentário