Mulheres com consumo mais elevado na ingestão de gorduras saturadas tinham de 50% e 60% mais probabilidade de serem limitadas com paradas aquelas no menor consumo. |
Medidas do funcionamento físico são consideradas marcadores no processo de envelhecimento.
Este estudo analisou 2160 mulheres, com 42 a 52 anos de idade e as relações entre a ingestão alimentar de mulheres na meia-idade em 1996-1997 e a prevalência de limitações no funcionamento físico 4 anos mais tarde, definida pelo Medical Outcomes Study Short-Form. Associações entre medidas da qualidade da dieta e número de frutas, porções de vegetais e prevalência da limitação física funcional. A prevalência de moderada e limitações de substâncias funcionais foi de 31% e 10%, respectivamente. Mulheres com consumo mais elevado de ingestão de colesterol tinham 40% mais chances de possuirem limitações físicas comparadas aquelas com menor idade. Mulheres com consumo mais elevado na ingestão de gorduras saturadas tinham de 50% e 60% mais probabilidade de serem limitadas comparadas aquelas no menor consumo. Baixa ingestão de frutas, vegetais e fibras foi relacionada à maiores limitações funcionais. Mudanças nas práticas alimentares podem ser importantes para minimizar as limitações físicas.
Fonte: TOMEY, K.M.; SOWERS, M.R., CRANDALL, C. et al. Dietary Intake Related to Prevalent Functional Limitations in Midlife Women. Am J Epidemiol; 167(8): 935- 943, 2008.
0 comentários:
Postar um comentário