O glúten é uma proteína insolúvel em água que está presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia. A doença celíaca, intolerância ao glúten está mais comum do que algum tempo atrás. O sistema imunológico de pacientes com a intolerância respondem a gliadina, presente no glúten, atacando os microvilosidades do intestino delgado, com a liberação de citoquinas, prejudicando a absorção de nutrientes.
O que não é absorvido normalmente resulta em diarréia. A perda de peso é uma das principais preocupações, com absorção prejudicada de todos os nutrientes.
Com a retirada do glúten na dieta pode-se levar uma vida normal, sendo que o inicio da doença pode ocorrer em qualquer idade.
Os primeiros sintomas em adultos são a perda de peso involuntária e anemia pela falta de absorção de ácido fólico e ferro. Devido à má absorção de gorduras, as fezes são claras e volumosas, também é comum sintomas como dores na cabeça, no estômago, nas pernas, formigamento.
Pacientes celíacos estão mais propensos a desenvolver o câncer, além de osteoporose e outras complicações pela deficiência de nutrientes.
Os pacientes se tornam “detetives” no cuidado de consumir alimentos isentos em glúten.
Arroz, milho, soja e produtos derivados estão disponíveis hoje para quem possui restrições na alimentação.
Procure um nutricionista, ele lhe dará orientações e sugestões quando à sua dieta.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário