Google Analytics Alternative

VITAMINA C E RESFRIADOS.

segunda-feira, 18 de maio de 2009
Vitamina hidrossolúvel solúvel em água, o ácido ascórbico é absorvido no intestino delgado, sendo o excesso eliminado pela urina. Principal para a síntese de colágeno, facilita a disponibilidade e absorção do ferro, participa da formação dos ossos, dentes e sangue. Fornece resistência às infecções através da atividade imunológica, participa do metabolismo da glicose e aminoácidos, sendo o melhor antioxidante dentro do plasma sanguíneo. A recomendação de vitamina C diária é de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres, sabe-se que em grandes quantidades podem causar cálculos renais. Encontramos em uma variedade de vegetais folhosos, frutas e legumes. Quantidades em alguns alimentos em 100g: Acerola 941,4 mg Brócolis cozido 42 mg Carambola 60,9 Kiwi 70,8 mg Laranja 53,7 mg Limão 38,2 mg Mamão formosa 78,5 mg Maracujá 19,8 mg Morango 63,6 mg Pitanga 24,9 mg Tomate 21,2 mg (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos).
Muitos fatores influenciam nas quantidades de vitamina C nos alimentos, entre eles a época da colheita, armazenamento, conservação, sendo sensível tanto ao frio quanto ao calor, o armazenando inadequado a destrói. Por fortalecer o sistema imunológico, diversos estudos foram feitos associando a vitamina C e resfriados comuns, sendo que os benefícios da suplementação são em reduzir os sintomas ao invés de prevenir os resfriados.
Para seus benefícios como potente antioxidante, alguns estudos mostram que nesses casos há necessidade de suplementação. Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário