No estômago ocorre o armazenamento e mistura dos alimentos, transformando-os em partículas menores para o processo de digestão. Sua principal função é digerir as proteínas da dieta.
Quando estamos pensando no alimento ou sentimos o cheiro agradável dele começa a secreção de suco gástrico para iniciar os processos da digestão
A superfície do estômago é coberta por células que secretam muco, enzimas, ácido clorídrico, fator intrínseco. O fator intrínseco é necessário para absorção no intestino da vitamina B12.
Entre as enzimas para digestão de proteínas temos a pepsina, em menores quantidades a lípase gástrica para digestão de gorduras, além de renina, para digestão da caseína, proteína do leite.
A gastrina é um hormônio para produção de ácido clorídrico, necessário para reduzir o pH do estômago, para que as enzimas desempenhem suas funções e serve como barreira para bactérias patogênicas, que causam doenças.
Na secreção diminuída de muco podem ocorrer úlceras gástricas. As mais comuns entre as doenças do estômago estão as úlceras, gastrites, tumores. A gastrite e úlcera pode ser causada pelo Helicobacter pylori bactéria patogênica que resiste ao ácido clorídrico.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário