Google Analytics Alternative

Diabetes Gestacional.

domingo, 31 de maio de 2009
Iniciar o período gestacional sobrepeso ou
ter um aumento excessivo de peso durante a
 gestação aumenta o risco de complicações
como Diabetes, hipertensão.
Iniciar o período gestacional sobrepeso ou ter um aumento excessivo de peso durante a gestação aumenta o risco de complicações como Diabetes, hipertensão.

A obesidade materna pode desencadear níveis aumentados de glicose que estimulam a produção de insulina pelo feto. A medida que o período gestacional vai avançando, mais insulina será necessária para transportar a mesma quantidade de glicose, o que pode ocasionar intolerância, levando ao desenvolvimento do Diabetes Gestacional, que pode se estender após a gestação, caso os devidos cuidados nutricionais não sejam modificados.
O risco está aumentado em mulheres acima de 25 anos com sobrepeso, com casos de diabetes na família, que tiveram filho com mais de 4kg ou com mal formação congênita e abortos espontâneos.
O bebê necessita de glicose para seu crescimento e metabolismo energético, através da placenta, a glicemia fetal se mantém constante. Porém a glicemia materna tende a se manter mais baixa do que em estado normal, assim o diagnóstico de diabetes em gestantes se dá quando a glicemia em jejum estiver superior a 105 mg/dl.

O cuidado nutricional deve ser cauteloso, com distribuição correta dos macronutrientes, carboidratos, proteínas, lipídeos na dieta, respeitando os horários das refeições e controlando as porções, buscando a prevenção de complicações futuras tanto para mãe como para o feto, É fundamental incluir verduras, legumes que são alimentos ricos em fibras e restringir as quantidades de açúcares simples na dieta.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário