Diabéticos devem ter cuidados com os pés, ao machucá-los sem perceber, as feridas ficam de difícil cicatrização. |
Para prevenir qualquer complicação é preciso examinar os pés frequentemente, usar sapatos confortáveis, fazer a higiene adequada, em casos de micoses e calos, realizar o devido tratamento.
É necessário cuidar dos pés para evitar úlceras, calos, infecções ou qualquer outro problema visível.
Manter um bom fluxo sanguíneo é outro aspecto importante, procure realizar exercícios regulares, buscando nutrição adequada para redução da pressão alta e níveis de colesterol. O fumo deve ser evitado, conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, 95% de todas as amputações do pé acontecem em fumantes.
Os riscos de desenvolver diabetes são aumentados em indvíduos: Acima de 45 anos; em casos de obesidade ou excesso de peso; história familiar da doença; sedentarismo; hipertensão; história de Diabetes Gestacional ou mulheres que tiveram filho com peso de nascimento maior que 4kg; alterações de colesterol, triglicerídes, circunferência abdominal acima do limite; mulheres portadoras de Síndrome de Ovários Policísticos.
As principais complicações da Diabetes Mellitus: - Hipertensão Arterial; - Retinopatia; - Nefropatia (doença renal); - Pé diabético; - Coronariopatias (angina, infarto); - AVC (derrame).
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário