Google Analytics Alternative

ÍNDICE GLICÊMICO DOS ALIMENTOS.

domingo, 3 de maio de 2009

Índice glicêmico (IG) é o potencial
que um determinado alimento tem de aumentar
 a glicose sanguínea o
u carga de açúcar no sangue.
 O índice glicêmico (IG) é o potencial que um determinado alimento tem de aumentar a glicose sanguínea ou carga de açúcar no sangue.

O consumo de alimentos ricos em carboidratos que são digeridos rapidamente fazem com que o açúcar, glicose, no sangue se eleve mais rapidamente, assim são alimentos de alto índice glicêmico, aumentando também a quantidade de insulina na corrente sanguínea, o que pode com o tempo sobrecarregar o pâncreas podendo levar a Diabetes Mellitus tipo 2.

Os alimentos que contêm carboidratos de digestão lenta, e portanto liberam glicose gradualmente na corrente sanguínea são os alimentos de baixo índice glicêmico. Os alimentos de baixo índice glicêmico devem fazer parte em maior quantidade na alimentação, pois dão maior saciedade, alguns contêm maior quantidade de fibras que outros, auxiliam no controle do peso. Porém, muitos alimentos com baixo IG, contêm grandes quantidades de gorduras, por isso a importância do acompanhamento nutricional, em especial aos diabéticos que necessitam de maior controle no consumo de carboidratos.

Temos alguns exemplos de IG nos alimentos: Farelo de trigo IG 27, Cereal matinal de milho IG 119, Pêra IG 53, Maçã IG 54, Uva IG 66, Banana IG 77, Manga IG 80, Melancia IG 103. As recomendações é a substituição de alimentos de alto por baixo IG ao longo do dia e maior consumo de alimentos com médio IG 56 a 69 e baixo IG menor 55.

Dê preferência ao consumo de carboidratos que mais lentamente são absorvidos, como lentilha, feijões, ervilha, aveia, pêra, maçã, farelo de trigo. Saiba que o importante também é a combinação entre os alimentos.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário