Tensão pré-menstrual é um termo que abrange uma série de sintomas físicos, emocionais, comportamentais, sendo que um ou mais sintomas sempre são percebidos no período que antecede a menstruação.
Vitamina B6: atua como co-fator na produção de serotonina, podendo exercer alívios nos sintomas associados com alterações no humor na fase pré-menstrual.
Vitamina E: apesar de não haver redução nos níveis da vitamina no organismo em mulheres, o consumo de alimentos fontes da vitamina podem reduzir a ansiedade, sensibilidade nas mamas. Possui efeito na regulação de neurotransmissores cerebrais, além do efeito antioxidante.
Magnésio: alguns estudos indicam que mulheres com síndrome pré-menstrual apresentam menores índices de magnésio nos eritrócitos e leucócitos, apesar de níveis plasmáticos normais. O magnésio está envolvido na atividade da serotonina e outros neurotransmissores, na contração vascular, na função neuromuscular, sendo que sua deficiência pode aumentar a intensidade dos sintomas.
Manganês: os níveis podem variar durante o ciclo menstrual, mulheres que possuem o consumo baixo do mineral têm maior probabilidade de sintomas como alterações de humor e dor.
Cálcio: alterações na concentração de cálcio podem influenciar tecidos neurotransmissores envolvidos na regulação da emoção, estudos mostram associação de sintomas pré-menstruais entre ansiedade, depressão e hipocalcemia.
As isoflavonas e ácidos graxos essenciais também estão envolvidos na ocorrência de sintomas na tensão pré-menstral, sendo a nutrição adequada fator fundamental no funcionamento adequado do organismo.
Também nesta fase reduzir o consumo de sal, açúcares, cafeína, bebidas alcoólicas podem auxiliar na redução da retenção de líquidos, cólicas e irritabilidade.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário