Google Analytics Alternative

Vitamina B1 ou tiamina: não esqueça dos integrais.

segunda-feira, 25 de maio de 2009
A vitamina do complexo B, tiamina ou B1 desempenha papel essencial no metabolismo corporal, o funcionamento dos nervos e músculos dependem da tiamina presente. É absorvida no intestino delgado, participa dos processos como coenzima no metabolismo de aminoácidos e carboidratos e lipídeos.
Muita gente, torce o arroz quando o assunto é integral, porém as maiores fontes de tiamina incluem carnes e cereais integrais, vitamina que é destruida pela processamento dos alimentos e pelo cozimento. Dietas restritas e com base em alimentos processados, como açúcar, arroz branco, pão branco podem ter deficiência da vitamina.
Os sintomas de deficiência incluem perda de peso, fadiga, anorexia (perda do apetite), fraqueza muscular, além de sintomas cardíacos e neurológicos.
Casos de deficiência em trabalhadores no Nordeste brasileiro com alto número de morte já foram relatados há poucos anos atrás.
Há histórias de Beribéri, doença causada pela falta da vitamina em áreas onde o consumo de arroz polido, branco era base da alimentação.
Alcoólicos podem devenvolver sintomas de deficiência, em especial pela alimentação e absorção inadequada, já que a vitamina também é necessária no metabolismo e desintoxicação do álcool.
Sintomas do Beribéri incluem confusão mental, perda muscular, edema, taquicardia.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário