Google Analytics Alternative

Alimentação inadequada entre adolescentes grávidas

quinta-feira, 28 de maio de 2009
Muitas adolescentes grávidas se alimentam de forma inadequada. Os produtos mais consumidos por gestantes adolescentes são os refrigerantes, salgadinhos industrializados, bolachas salgadas e recheadas, hambúrguer, macarrão instantâneo, chocolate, batata frita, sucos em pó.
Alimentar mães adultas gestantes e suprir suas carências nutricionais já é um grande desafio, a falta de nutrientes com gorduras insaturadas, vitaminas A, E, Ácido Fólico, minerais como ferro, magnésio, cálcio são alguns exemplos, onde a exclusão na dieta de um ou mais nutrientes são prejudiciais para saúde materna e do bebê. Corre-se o risco de formação fetal prejudicada, desenvolvimento e crescimento comprometidos, além de complicações na fase gestacional como Diabetes Gestacional, Pressão Alta, pré-eclampsia e eclampsia, abortos, parto prematuro.
Há muito resistência para mudanças no comportamento alimentar com desequilíbrio entre os carboidratos, proteínas, lipídeos e ingestão excessiva de alimentos altamente calóricos e com grande teor de sódio, baixo consumo de fibras.
O cuidado com o equilírio e qualidade alimentar com as adolescentes é essencial para prevenção de complicações antes, durante e após o parto.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário