Estudos mostram que o ambiente em que vive a criança, pode ser um fator significativo para a obesidade infantil, utilizando absormetria de raios x de dupla energia para fazer medição da composição corporal em crianças com quatro anos de idade. Foram avaliadas neste estudo 536 crianças de seis a 12 meses de idade, os resultados mostraram que crianças que haviam sido amamentadas tinham menor massa gorda corporal, independente do tempo de aleitamento materno e as crianças com maior qualidade no desmame incluindo frutas, vegetais e alimentos preparados em casa, possuíam maior massa magra.
O "desmame" é definido como o período de transição entre a infância em uma dieta à base de leite para uma alimentação baseada em alimentos sólidos.
Conclui-se que diferenças qualitativas na dieta de desmame e aleitamento materno está associado a melhor composição corporal de crianças ao decorrer do seu crescimento.
Robinson et al. Variations in infant feeding practice are associated with body composition in childhood: a prospective cohort study. Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, August 2009.
0 comentários:
Postar um comentário