Camellia sinesis está entre os vários estudos demonstrando seus benefícios e propriedades nutricionais anticâncer no consumo de seu chá. Bebida rica em polifenóis como as catequinas, especialmente a epigalocatequina-3-galato (EGCG).
O chá verde é antioxidante e possui capacidade de desintoxicar o organismo pois ativa enzimas do fígado que eliminam as toxinas presentes.
O consumo de seis xícaras ao dia está associado a prevenção de alguns tipos de câncer, melhora do sistema imunológico, aumentando os níveis de células de defesa, reduz os riscos de doenças cardiovasculares, com a redução do LDL colesterol e de triglicerídeos e aumento dos níveis de HDL colesterol.
O aminoácido não essencial teanina, presente no chá verde pode melhorar a regeneração mental após a atividade física. A teanina reduz o estresse mental pois proporciona efeitos relaxantes, aumentando os níveis de neurotransmissores, serotonina e dopanina.
O procedimento realizado para a obtenção do chá preto destrói boa parte de compostos polifenóis.
Obtemos benefícios no consumo de folhas secas em infusão, chá de saquinho e suplementos naturais em cápsulas. Para liberação das catequinas é necessário a infusão por pelo menos dez minutos.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário