A Insuficiência Renal Crônica (IRC) é definida como redução da filtração glomerular, levando a perda lenta e progressiva da função dos rins, reduzindo sua capacidade de eliminação.
As condições de doenças mais comuns que levam a insuficiência da função renal são o diabetes, hipertensão arterial, nefrites, infecção, formação de cálculos nos rins. Atualmente, o diabetes é uma das causas mais preocupantes que levam a perda da função renal.
Em fase de doença renal crônica, ou seja, perda parcial ou total da função renal, há necessidade de tratamento dialítico, em alguns casos, o transplante renal.
Equilibrar a entrada e saída de líquidos, água, avaliando a ingestão de alimentos e bebidas, pois grande parte dos alimentos, como frutas e verduras contêm água, e a eliminação, através da mensuração da quantidade de urina é essencial. Além de controle de sódio, potássio, fósforo, fornecimento de quantidades adequadas de proteínas e minerais que fornecem nutrientes às células e estruturas, que estão comprometidos como, vitamina D, cálcio e ferro.
O paciente que encontra-se em estado de doença deve tomar conhecimento da importância do controle e cuidado nutricional, em especial se somada a insuficiência renal estão outras complicações, entre elas o Diabetes. A má nutrição é fator para alta morbidade e mortalidade da doença.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário