As bebidas esportivas contêm carboidratos, sódio, potássio e outros componentes que fazem com que sejam rapidamente absorvidas e promovam uma reidratação após a atividade física prolongada ou intensa.
Mas o consumo excessivo desses isotônicos pode ser bastante prejudicial aos dentes, segundo a Associação Internacional de Pesquisa em Odontologia, em Miami, Estados Unidos.
O trabalho, feito por pesquisadores da Universidade de Nova York, verificou que o consumo prolongado de bebidas esportivas pode promover uma condição conhecida como erosão dentária.
A erosão dentária é um processo progressivo e destrutivo, caracterizado pela perda do tecido duro dos dentes, por ação de ácidos contidos em bebidas, alimentos ou ainda provenientes do próprio organismo. A condição resulta no enfraquecimento e até mesmo na destruição do dente, independentemente da presença de bactérias.
Segundo os cientistas, o problema pode ser ainda maior se o usuário escovar os dentes imediatamente após o consumo desse tipo de bebida. Nesse caso, por conta de o esmalte estar amolecido, os dentes estariam mais suscetíveis às propriedades abrasivas dos cremes dentais.
Para prevenir a erosão dentária, consuma bebidas esportivas com moderação. E, após a ingestão, espere pelo menos meia hora para escovar os dentes, para dar tempo de reendurecer o esmalte dentário.
A ingestão de produtos altamente ácidos, como refrigerantes, bebidas energéticas e sucos de frutas naturais ou industrializados, é a causa mais frequente da erosão dentária.
A ingestão excessiva de isotônicos pode ser prejudicial aos dentes.
Postado por
ALIMENTO, NUTRIENTE E ANTIOXIDANTE
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Marcadores:
Nutrição no Esporte e Execício Físico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário