Google Analytics Alternative

Prevalência de insuficiência de vitamina D e deficiência em pacientes com obesidade mórbida.

quinta-feira, 25 de junho de 2009
A deficiência de vitamina D é comum em pacientes após a cirurgia bariátrica. Entretanto, a obesidade própria tem sido associada com a diminuição da vitamina D. A prevalência da deficiência de vitamina D em pessoas obesas não tem sido comparada com pessoas não obesas quando controlados os fatores que poderiam afetar o status de vitamina D. Foram avaliados: 25 hidróxido de vitamina D, IPTH, cálcio, albumina e creatinina em 41 pacientes com gastroplastia redutora. Comparou-se o grupo controle não-obesos, medidas combinado de idade, sexo, raça/etnia e medida de vitamina D.
Constatou-se que 90% dos pacientes pré-cirurgia bariátrica tinham 25-OH-D sérico inferior a 75nmol/1, e 61% tinham 25-OH-D sérico inferior 50 nmol/l versus 32 e 12% em controle, respectivamente. Além disso, 49% dos pacientes pré-cirurgia bariátrica tinham hiperparatiroidismo secundário versus 2% do controle.
Após a exposição solar e ingestão de cálcio e vitamina D, essas diferenças permaneceram. A média de cálcio, corrigido para a albumina e creatinina não foram significativamente diferentes entre os grupos, mas os níveis médios de albumina eram significativamente menores entre os pacientes com cirurgia. A deficiência de vitamina D é comum em pacientes obesos na cirurgia bariátrica no momento da cirurgia e é também acompanhada por hiperparatireoidismo secundário aproximadamente em meio tempo. A deficiência de vitamina D depois da cirurgia bariátrica é multifatorial e em parte causada por deficiência desta vitamina no pré-operatório e não pela má-absorção pós-operatório sozinho. Neste estudo, o aumento de deficiência de vitamina D em pessoas obesas não pode ser explicado por uma diferença em cálcio e vitamina D ou exposição ao sol. GOLDNER, W.S.; STONER, J.A.; THOMPSON, J. et al. Prevalence of Vitamin D Insufficiency and Deficiency in Morbidly Obese Patients: A Comparison with Non-Obese Controls. Obes Surg, 18, 2008.

0 comentários:

Postar um comentário