Google Analytics Alternative

Ferritina da soja: implicações para o estado de ferro em vegetarianos.

domingo, 7 de junho de 2009
Atingir as necessidades de ferro absorvido é difícil para vegetarianos, e seu estado de ferro é menor que o de não vegetarianos. Feijões contêm ferritina em baixas concentrações, mas é possível aumentar este conteúdo por meio da plantação ou da inserção desse gene para ferritina nas plantas, por exemplo, na soja. Devido cada molécula de ferritina poder se ligar a centenas de átomos de ferro, este pode ser um método sustentável para aumentar os conteúdos de ferro das plantas. Antes de cada processo, é importante determinar se o ferro na ferritina é biodisponível. Neste estudo foi avaliado in vitro pelo uso de células do intestino humano e in vivo pelo uso de ferritina radiorotulada e da contagem corporal em todos os indivíduos.
Fatores nutricionais que afetam a absorção do ferro, por exemplo, ácido ascórbico, fitato, e cálcio, tiveram efeito limitado sobre a ingestão máxima de ferro a partir da ferritina intacta por meio das células intestino, que sugere que o ferro ligado à ferritina é absorvido via um mecanismo diferente da do ferro não heme. No sistema de digestão in vitro, a ferritina mostrou ser relativamente resistente ás enzimas proteolíticas.
Em humanos, o ferro a partir da ferritina purificada da soja dada em uma refeição foi tão bem absorvido quanto o ferro do sulfato ferroso. Conclui-se que o ferro é bem absorvido a partir da ferritina e pode representar um meio de biofortificação dos alimentos, tais como a soja.
LöNNERDAL, B. Soybean ferritin: implications for iron status of vegetarians. Am J Clin Nutr; 89, 2009.

0 comentários:

Postar um comentário