Google Analytics Alternative

SEM MEDO DA CATARATA.

quarta-feira, 3 de junho de 2009
...doenças como o diabetes, hipertensão e dislipidemias,
facilitam a progressão da catarata e por isso é necessário
o exame de vista anual a partir dos 50 anos.


Várias condições podem levar a redução da capacidade visual, como glaucoma, miopia, hipermetropia, degeneração macular, catarata. A catarata, opacificação do cristalino, é a maior causa de cegueira curável que vem crescendo no mundo. A maneira de evitar a perda total da visão é através do implante de uma lente que substitui o cristalino, porém 1 em cada 4 pessoas perdem a visão por falta de informação e medo da cirurgia, além do envelhecimento, doenças como o diabetes, hipertensão e dislipidemias, facilitam a progressão da catarata e por isso é necessário o exame de vista anual a partir dos 50 anos.

Os primeiros sinais da catarata são: alteração da capacidade de enxergar com pouca luz e dificuldade para dirigir à noite, troca constante do grau dos óculos, além de perda da visão de cores.

Hoje, o procedimento cirúrgico é pouco invasivo, rápido, indolor. Os fatores que agravam o problema são: alimentação inadequada, exposição ao sol sem proteção ocular, rotina estressante, sedentarismo, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, traumas oculares e uso prolongado de corticóide, diurético ou tranquilizante.

O betacaroteno presente na cenoura é importante para manter os olhos saudáveis e a visão noturna, mas o betacaronteno não é o único carotenóide presente nos alimentos e importantes à visão, não fumar, moderar a ingestão de álcool, obter antioxidantes suficientes, como a vitamina C, vitamina E, selênio, luteína e zeaxantina são medidas à cuidar da saúde da visão.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário