Google Analytics Alternative

Sistema pulmonar e relação entre estado e apoio nutricional.

domingo, 14 de junho de 2009
A troca gasosa é a principal função do sistema pulmonar, os pulmãos permitem ao corpo obter oxigênio para satisfazer as necessidades metabólicas das células, removem o dióxido de carbono produzido pelo processo de respiração e agem na filtração, aquecimento e umidificação do ar que é inspirado, além de outras funções.
A desnutrição afeta a estrutura, elasticidade e funções do pulmão, controle da respiração, força, resistência respiratória, além de defesa imunológica do sistema respiratório.
Atingir quantidades adequadas de macro e microntrientes, entre eles vitaminas e minerais, torna-se essencial, baixos níveis de cálcio, magnésio, potássio e fosfóro por exemplo, comprometem a atividade das células de músculos respiratórios.
O tecido conjuntivo do sistema respiratório é composto de colágeno, nestes casos o aporte de vitamina C é necessário. A deficiência de ferro e proteínas acarretam níveis baixos de hemoglobina, resultando menor capacidade de transpote de oxigênio.
Doenças pulmonares necessitam de aporte calórico maior, sem que haja sobrecarga e esforço respiratório. Pacientes pulmonares desnutridos necessitam de maiores cuidados nutricionais, pois estão propensos a infecções pulmonares crônicas e complicações graves.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário