Google Analytics Alternative

Nosso ferro de cada dia.

sexta-feira, 26 de junho de 2009
Na alimentação diária sempre há espaço para algum alimento que tenha como nutriente o ferro. Saiba que, em torno de 80% do ferro existente em nosso organismo está ativo combinado em especial, a hemoglobina nas hemácias. Essa mistura ferro-proteína aumenta a capacidade de oxigênio do sangue. O ferro também desempenha outras funções, sendo componente estrutural da mioglobina, semelhante à hemoglobina, auxilia no armazenamento e transporte de oxigênio dentro da célula,
Cerca de 20% do ferro no organismo não se combinam a compostos ativos, sendo encontrados como ferritina, armazanados no fígado, baço e medula óssea. Reservas para quando o ferro está insuficiente na dieta e é perdido a partir dos compostos funcionais.
A tranferrina, proteína plasmática, transposta o ferro do alimento ingerido e de hemácias, para ser fornecido aos tecidos que necessitam.
Sabemos que a deficiência de ferro na dieta pode levar a anemia ferropriva. As fontes de ferro mehor disponível ou ferro heme, incluem carne de gado, frango, peixe, gema de ovo.
As fontes de ferro não-heme estão nas leguminosas, espinafre. O consumo de alimentos ricos em vitamina C aumentam a absorção do ferro, em especial fontes de ferro não-heme.
Alimentos ricos em fibras, café, chá interferem na absorção do ferro intestinal.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário