Google Analytics Alternative

Perfil nutricional de alimentos com alegação de zero gordura trans.

segunda-feira, 29 de junho de 2009
O objetivo deste estudo foi avaliar a composição de ácidos graxos de alguns alimentos industrializados disponíveis no mercado brasileiro nos quais houve redução da quantidade de ácidos graxos trans. Verificar também se estes alimentos atendem às quantidades recomendadas de consumo de gordura saturada, após redução de gordura trans.
Alimentos industrializados (margarina cremosa A e B, margarina com fitosterol, biscoito doce recheado, biscoito salgado sem recheio, batata frita e lanche com hambúrguer de fast food multinacional com alegação de 0% de gordura trans foram adquiridos em pontos comerciais e analisados em cromatógrafo gasoso. Apesar da redução nas quantidades de ácidos graxos trans, os alimentos analisados contêm grandes quantidades de gorduras saturadas principalmente o ácido palmítico. Além disso, alguns dos alimentos estudados apresentam uma razão ômega 3/ômega 6 fora do recomendado para a prevenção da aterosclerose.
O consumo irrestrito desses alimentos tem forte potencial deletério para a saúde. O rótulo de ausência de ácidos graxos trans deve ser visto com cuidado e não significa uma liberação para o consumo irrestrito desses alimentos.
GAGLIARDI, Ana Carolina Moron; MANCINI FILHO, Jorge e SANTOS, Raul D.. Perfil nutricional de alimentos com alegação de zero gordura trans. Rev. Assoc. Med. Bras., vol.55, n.1, pp. 50-53, 2009.

0 comentários:

Postar um comentário