
Alimentos industrializados (margarina cremosa A e B, margarina com fitosterol, biscoito doce recheado, biscoito salgado sem recheio, batata frita e lanche com hambúrguer de fast food multinacional com alegação de 0% de gordura trans foram adquiridos em pontos comerciais e analisados em cromatógrafo gasoso. Apesar da redução nas quantidades de ácidos graxos trans, os alimentos analisados contêm grandes quantidades de gorduras saturadas principalmente o ácido palmítico. Além disso, alguns dos alimentos estudados apresentam uma razão ômega 3/ômega 6 fora do recomendado para a prevenção da aterosclerose.
O consumo irrestrito desses alimentos tem forte potencial deletério para a saúde. O rótulo de ausência de ácidos graxos trans deve ser visto com cuidado e não significa uma liberação para o consumo irrestrito desses alimentos.
GAGLIARDI, Ana Carolina Moron; MANCINI FILHO, Jorge e SANTOS, Raul D.. Perfil nutricional de alimentos com alegação de zero gordura trans. Rev. Assoc. Med. Bras., vol.55, n.1, pp. 50-53, 2009.
0 comentários:
Postar um comentário