Google Analytics Alternative

Infecções e alergias respiratórias.

quinta-feira, 4 de junho de 2009
Uma das principais doenças alérgicas comuns ao inverno é a asma, que congestiona os brônquios, impedindo que o ar chegue até os pulmões, cerca de 10% da população é prejudicada, sendo que é mais comum em crianças. Os principais sintomas são a falta de ar e o chiado na respiração.
A gripe é uma doença contagiosa que ataca as vias respiratórias, nariz, garganta e pulmões, é causada por um vírus chamado Influenza. Existem antivirais específicos, além dos medicamentos para aliviar seus sintomas. Os principais sintomas são febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse.
O vírus Influenza é transmitido pelo ar através de gotículas de saliva. A melhor prevenção contra a gripe é tomar a vacina todos os anos, pois o vírus é mutante, aparecendo de forma diferente a cada ano. Mas também é possível preveni-la melhorando as defesas do corpo através do calor e da alimentação adequada.
O resfriado é uma infecção mais leve das vias aéreas superiores, nariz e garganta. Não existe remédio para curá-lo ou vacinas para prevenção, mas apenas para amenizar os sintomas. Os principais sintomas são coriza, espirros e febre baixa. O tratamento é feito com repouso, líquido e alimentação equilibrada.
A pneumonia é uma infecção aguda grave que atinge os pulmões, necessitando de hospitalização nos quadros mais intensos para que o paciente possa receber antibióticos, oxigênio e líquidos endovenosos. Os sintomas da pneumonia são a tosse com escarro, a dor no tórax, a febre alta, os calafrios, o suor e a palidez.
O enfisema pulmonar corresponde à destruição alveolar. Os alvéolos são as estruturas pulmonares responsáveis pela oxigenação do sangue e eliminação do gás carbônico. A destruição dos alvéolos prejudica as trocas gasosas, absorção do oxigênio e eliminação do gás carbônico, como consequências esforço respiratório aumentado ao exercício e hipoxemia, falta de oxigênio no sangue, também podendo ocorrer a hipercapnia, elevação do gás carbônico sanguíneo.
A bronquite crônica, inflamação brônquica provoca a redução do calibre dos brônquios, responsáveis por levar o ar até os alvéolos, gerando dificuldade na condução do ar, levando a dificuldade respiratória, cansaço, aumento da produção de muco levando à tosse diária com catarro.
http://www.dpoc.org.br - Associação Brasileira de Portadores de DPOC.

0 comentários:

Postar um comentário