Google Analytics Alternative

Ingestão de alimentos de soja em adolescentes e adultos e risco de câncer de mama.

sábado, 20 de junho de 2009
Alimentos de soja são fontes ricas em isoflavonas, fitoestrógenos com propriedades antiestrogênicas e anticarcinogênicas. O objetivo deste estudo foi avaliar a associação da ingestão de soja entre adolescentes e adultos com risco de câncer de mama em 73223 mulheres chinesas que participaram no Estudo de Saúde de Mulheres no Xangai. Um questionário de frequência alimentar foi utilizado para avaliar a ingestão alimentar usual durante a vida adulta e a adolescência. Após uma média de seguimento de 7.4 anos, 592 casos incidentes de câncer de mama foram identificados.
Mulheres que consumiram uma alta quantidade de alimentos de soja durante a adolescência e na vida adulta tiveram um risco reduzido de câncer de mama. Nenhuma associação significante com o consumo de alimentos de soja foi encontrada para câncer de mama pós-menopausa. Este estudo prospectivo, populacional, possui forte evidência de um efeito protetor de consumo de alimentos de soja contra câncer de mama na pré-menopausa.
LEE, S.-A.; SHU, X.-O.; LI, H. et al. Adolescent and adult soy food intake and breast cancer risk: results from the Shanghai Women's Health Study. Am J Clin Nutr; 89, 2009.

0 comentários:

Postar um comentário