Google Analytics Alternative

Saiba mais sobre a Vitamina A.

domingo, 21 de junho de 2009
Uma das vitaminas mais deficientes no organismo, o Retinol, é uma das formas ativas da vitamina A, necessária à manutenção saudável da córnea, para todo o tecido epitelial, pele externa e revestimento interno, além de promover a diferenciação celular, processo pelo qual células imaturas são estimuladas ao amadurecimento, adquirindo habilidade para desempenhar suas funções, promovendo desenvolvimento celular normal e reprodução.
A vitamina também desempenha função na defesa imunológica, crescimento ósseo. Muitas defesas imunológicas do organismo contra infecçoes dependem de vitamina A. A deficiência promove o decréscimo da divisão celular, desenvolvimento e crescimento prejudicados, imunidade baixa, anormalidades reprodutivas, podendo levar a cegueira noturna, visão prejudicada pela perda de pigmentos visuais.
O betacaroteno, pró-vitamina A é convertido em Retinol pelo organismo, porém não de forma integral do que é ingerido. O excesso de Retinol pode ser tóxico ao organismo, porém o excesso de betacaroteno é responsável por deixar a pele em tom amarelado, concentrando-se principalmente em locais onde há gordura corporal.
Alimentos de origem animal como fígado, leite integral e ovos, contêm vitamina A. Fontes de origem vegetal contêm o precursor da vitamina A, betacaroteno, como cenoura, vegetais verdes escuros, espinafre, brócolis, além de frutas como damasco, manga. Em muitos destes alimentos a biodisponibilidade da vitamina é baixa, devido a ligação dos carotenóides as proteínas e o cozimento promove melhor biodisponibilidade do nutriente.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário