Google Analytics Alternative

O que são bebidas isotônicas?

segunda-feira, 15 de junho de 2009
Líquidos chamados isotônicos são aqueles que apresentam soluções em proporções semelhantes às dos líquidos corporais, sendo facilmente absorvidos pelo nosso organismo, promovem hidratação rápida, sendo utilizados na reposição de perdas hídricas.
Consumidas para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração ou outras formas de excreção, em especial em dias quentes, exercícios intensos com suor excessivo.
Bebidas esportivas, água de coco são consideradas bebidas isotônicas, sendo ricas em micronutrientes como sódio e potássio.
Por serem ótimos repositores hidroeletrolíticos, as bebidas isotônicas passaram a ser comercializadas e consumidas, principalmente entre atletas e praticantes de atividades físicas.
A prática esportiva provoca a queima de calorias, a perda de água e sais minerais por meio da transpiração, aumento da demanda enegética. Nestes casos, a reposição de nutrientes é fundamental para o bom funcionamento do organismo. O consumo de bebidas comercializadas, deve ser avaliada de forma individual, quantificando e qualificando a alimentação do indivíduo.
Alguns estudos mostram que não há necessidade de reposição de bebidas esportivas pelo fato de haverem excessos, em especial de sódio e potássio no organismo, prejudicando a função fisiológica, porém a nutrição diária será distinta para cada atleta e entre os alimentos industrializados possuem alimentos que parecem inofensivos, porém possuem mais sódio do que em tais bebidas.
Já, a reposição de carboidratos, nutrientes de tais produtos, irá depender da intensidade e duração do exercício, perda energética, hidrica e de peso corporal.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário