Existem evidências de que dietas vegetarianas bem planeadas fornecer inúmeros benefícios da saúde e são adequados para todas as fases da vida, sabe-se também que alimentos de origem animal, fornecem micronutrientes, que muitas vezes estão inexistentes ou disponíveis em quantidades mínimas nos alimentos vegetais. A restrição ou exclusão de todos os alimentos animais da dieta pode conduzir à baixa ingestão de alguns micronutrientes, tais como a vitamina B12, assim, com a deficiência desta vitamina, ocorre à elevação da homocisteína plasmática. Este estudo demonstrou em sua revisão realizada, baixa concentração de vitamina B12 e concentrações médias elevadas de homocisteína entre vegetarianos.
A baixa ingestão desta vitamina pode conduzir ainda, à disponibilidade biológica diminuída e à deficiência funcional da cobalamina, os sintomas visíveis da deficiência da vitamina B12 não são tão específicos, incluem fadiga, problemas de digestão, infecções respiratórias superiores frequentes, e manifestações clínicas e mais conhecidas da má absorção da cobalamina, como sintomas hematológicos, anemia perniciosa e neurológicos. A hiperhomocisteinemia está associada também a um risco aumentado de arterosclerose e de doença cardiovascular.
Assim, vegetarianos devem ter cuidados redobrados com sua dieta e procurar o profissional nutricionista, que deve sempre monitorar a concentração da vitamina B12 e sua deficiência, se necessário recomenda-se a suplementação.
Vitamina B12 e homocisteína entre os vegetarianos: uma perspectiva global.
Postado por
ALIMENTO, NUTRIENTE E ANTIOXIDANTE
terça-feira, 2 de junho de 2009
Marcadores:
Alimentação Vegetariana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário