Google Analytics Alternative

RAZÕES PARA VOCÊ OTIMIZAR A VITAMINA D.

sexta-feira, 18 de março de 2011
 ...à absorção do cálcio,
formação óssea,
fortalecimento do sistema imune.
Necessária à absorção do cálcio, formação óssea e fortalecimento do sistema imune, a vitamina D é descrita como um pró-hormônio, atuando no intestino para aumentar a absorção de cálcio e fósforo, nos ossos aumentando a reabsorção de cálcio e fosfato, nos rins, reduzindo a perda de cálcio pela urina.

Mesmo sendo produzida por meio da exposição ao sol, com o avançar da idade, a deficiência de vitamina D torna-se mais comum, bem como, com a ingestão de bebidas alcoólicas, já que o álcool reduz a capacidade do corpo para converter vitamina D em sua forma ativa.

Fontes da vitamina são encontradas em peixes e seus óleos, as quantidades em outros alimentos fontes da vitamina como gema de ovos, leite integral, manteiga, fígado, óleo de fígado de bacalhau são variáveis. Além da exposição aos raios ultravioletas da luz solar, há alimentos fortificados como o leite desnatado, por exemplo.

Como produzir vitamina D por meio da exposição ao sol?

De maneira bem simples, por meio do colesterol presente, os raios solares ao penetrarem na pele, transformam este colesterol em um precursor da vitamina D diretamente absorvido pelo sangue, por meio de processos metabólicos o fígado e os rins finalizam a conversão do precursor da vitamina para vitamina D ativa.

Além de exposição ao sol em horários apropriados, em torno de 15 minutos e alimentos fontes da vitamina, o consumo de cálcio e fósforo são essenciais.

Insuficiente exposição ao sol resulta em baixos níveis da vitamina D, a falta em adultos pode levar a osteomalacia com redução da densidade óssea, além de fraqueza muscular e maior risco de faturas, além de osteoporose na terceira idade.

A deficiência pode causar raquitismo em crianças, mineralização prejudicada dos ossos em crescimento, na falta não apenas de vitamina D, mas de cálcio e fósforo

Estudos sugerem um papel importante de vitamina D para a manutenção da saúde cardiovascular, pesquisas mostram que um nível inferior sangue vitamina D está associada à síndrome metabólica e de outros fatores de risco para doença cardiovascular, estando também está relacionada a osteoporose, hipertensão, doenças auto-imunes, esclerose múltipla e artrite reumatóide, Diabetes Mellitus, alguns cânceres e demência.

Agora destaco parte do texto traduzido em Health diaries que resume os benefícios da vitamina, que está em evidência de forma a otimizar a saúde como um todo, segue:
A vitamina D é um nutriente solúvel em gordura encontrada em alimentos de origem animal, como ovos, leite, bacalhau, salmão, camarão e sardinha. A vitamina pode impedir o raquitismo (bem como a osteorporose). Abaixo estão outras sete, e não menos importantes razões de saúde para incluir a vitamina D em sua dieta:

Saúde dos ossos 
Os minerais cálcio e fósforo formam uma grande parte substância, que compõe mais da metade de nossa composição óssea. Duas substâncias, no entanto, principalmente regulam o cálcio e fósforo: o hormônio da paratireóide (PTH) e vitamina D. O PTH provoca a liberação de cálcio dos nossos ossos em nosso sangue quando os níveis caem.

Além disso, a vitamina D regula a função PHT, que não só protege a nossa saúde óssea, mas também impede o excesso de cálcio na corrente sanguínea que pode causar problemas cardiovasculares.

Imunidade
A vitamina D desempenha um papel crucial no nosso sistema imunológico, provocando macrófagos que liberam proteínas antibacterianas...que agem na prevenção de infecções.

Pressão Arterial
A vitamina D ajuda a gerenciar a pressão arterial através da monitorização da renina angiotensina.

Insulina
Como mencionado acima, a vitamina D regula os níveis de PTH (de cálcio na circulação sanguínea). O excesso de PTH no sangue também pode aumentar a absorção de cálcio, desencadeando as células a produzir excesso de cortisol, um hormônio que neutraliza o efeito da insulina, dificultando a metabolização dos açúcares.

Músculos
Estudos têm demonstrado que a deficiência de vitamina D não só leva à diminuição da força muscular (independente da massa muscular), mas também pode inibir impulsos nervosos e contrações musculares adequadas.

Câncer
A vitamina D foi mostrada para evitar certos tipos de câncer, incluindo o de bexiga, mama, cólon, próstata, ovário, melanoma e câncer retal.

Saúde Mental
A ingestão recomendada de vitamina D reduz consideravelmente os riscos de doenças cognitivas relacionadas com a idade, tais como demência senil, mal de Alzheimer e os transtornos de humor como a depressão.

0 comentários:

Postar um comentário