...a gordura visceral, está ligada ao aumento do risco à redução de massa óssea. |
O sobrepeso e obesidade estão relacionados ao aumento da pressão arterial, resistência à insulina... agora o estudo publicado no The Journal of Pediatrics, envolvendo cerca de 143 adolescentes acima do peso entre os 14-18 anos de idade mostrou que a gordura visceral, está ligada ao aumento do risco à redução de massa óssea.
Vários fatores de risco que acarretam com o a obesidade estão ligados a menor massa óssea, no estudo cerca de 62% dos adolescentes com sobrepeso tiveram pelo menos um fator de risco, o estudo parece ser a primeira análise das relações com osso de gordura e fatores de risco cardiometabólico na juventude. Estudos em animais mostraram, por exemplo, que os ratos hipertensos têm ossos mais fracos.
O estudo também levanta questões mais clínicas, como se a perda de peso vai ajudar as crianças a melhorar a massa óssea.
Nota: O pico de massa óssea é geralmente atingido no início da vida adulta, estudos têm demonstrado que a atividade física faz com que os ossos liberem o hormônio chamado osteocalcina, que contribui à redução dos fatores de risco relacionados com a gordura, como resistência à insulina, também aumenta o número de células chamadas osteoblastos.
O estudo parece ser a primeira análise das relações entre gordura corporal, redução de massa óssea e fatores de risco cardiometabólico na juventude. Estudos em animais mostraram, por exemplo, que os ratos hipertensos têm ossos mais fracos.
Manter-se no peso ideal, aporte dos micronutrientes, atividade física são passos à boa saúde óssea na adolescência.
Fonte: Norman K. Pollock, Paul J. Bernard, Bernard Gutin, Catherine L. Davis, Haidong Zhu, Yanbin Dong. Adolescent Obesity, Bone Mass, and Cardiometabolic Risk Factors. The Journal of Pediatrics, 2011.
3 comentários:
Batata doce é tudo de bom!!! é muito bo para a saúde, vamos comer mais batata doce.....
Batata doce é td de bom para a saúde!!!
Batata doce é td de bom para a saúde!!!
Postar um comentário