Google Analytics Alternative

ALIMENTE SEU CÉREBRO. PARTE II.

quarta-feira, 23 de março de 2011

OXIGÊNIO, CARBOIDRATOS, GORDURA E PROTEÍNA.

Para funcionar otimamente o cérebro necessita de um apoio nutricional de duas maneiras: Primeiro é alimentação adequada e, a capacidade de receber e responder à alimentação adequada.




Você leu a postagem alimente seu cérebro parte I? Esta está complementando-a.

O cérebro precisa de quatro tipos básicos de alimentação de oxigênio, a glicose (açúcar no sangue), gordura e proteína. Vejamos como a GORDURA e a PROTEÍNA promovem impactos a saúde e funcionamento do seu cérebro:

Gordura
O cérebro constitui-se de 60% de gordura. Cada um de seus neurônios (células cerebrais) é isolado por uma camada de gordura. Então não é nenhuma maravilha que seu cérebro precisa de gordura para a alimentação. No entanto, a qualidade da gordura que você dá a ele determina a qualidade dos componentes do cérebro. Por isso, é importante comer de forma saudável, óleos vegetais, como o azeite. 
 
Como para qualquer alimento, as gorduras devem ser de qualidade, consumida com moderação, e em equilíbrio com relação ao resto da dieta, e necessidades do indivíduo. Dietas pobres em gorduras podem reduzir os ácidos graxos essenciais e colesterol no organismo em demasia, levando à transtornos de humor. Excesso de gordura, por outro lado, especialmente em crianças, pode levar ao déficit de inteligência.

Tente: Incluir nozes, vegetais de folhas verdes, sementes de gergelim, amêndoas...

Proteína
Embora a proteína adequada não é um problema para a maioria, os vegetarianos precisam prestar atenção para conseguir proteína suficiente, especialmente ao nível maior de exercício físico. Outro grupo que precisa atender a ingestão de proteínas são mulheres que realizam dietas reduzidas em gordura e não comem alimentos ricos em proteínas que (contêm mais gordura) como carnes e laticínios, na tentativa de perder peso.

O cérebro também precisa de proteínas, especialmente certos aminoácidos, tais como triptofano, tirosina e cisteína. Os dois primeiros aminoácidos são essenciais para a produção de neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, enquanto que a cisteína é um ácido essencial necessário para uma desintoxicação do cérebro (e corpo) de determinados produtos químicos e metais pesados.

Tente: O tofu e outros produtos de soja, incluindo o tempeh, que são fermentados, bem como uma grande variedade de legumes, laticínios, nozes e sementes.

Fonte: Este foi parte do texto traduzido de Lancy Lonsdorf, MD.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário