Google Analytics Alternative

PROMOVA SAÚDE COM CORES NO CARDÁPIO.

sexta-feira, 11 de março de 2011
...prevenir doenças, proporcionar benefícios estéticos e trazer
 disposição e energia constante ao corpo, com cores no cardápio
 que identificam os "alimentos funcionais".
Com o objetivo de prevenir doenças, proporcionar benefícios estéticos e trazer disposição e energia constante ao corpo, muitos compostos encontrados nos alimentos o caracterizam como "alimentos funcionais", tais alimentos podem trazer benefícios fisiológicos adicionais quando incorporados na dieta adequada como proteção contra doenças como hipertensão, diabete, câncer, osteoporose... Os flavonóides, por exemplo, compõe uma variedade de pigmentos naturais, como as antocioninas, catequinas. Cardioprotetoras, tais substâncias podem ser encontradas em alimentos como: uva, amora, cebola, alho, vinho tinto, chá verde, com potencial capacidade antioxidante, atuando como anticancerígeno.

Como é constituído o seu cardápio? Cores variadas? Homens e mulheres podem se beneficiar pelas cores da dieta, já que quanto mais variedades, mais nutrientes, e a maior parte das substâncias sim, podem ser identificadas pela cor.
BRANCO: Alho, cebola, cogumelos, couve-flor contêm quercetina, substância anticarcerígena, antiinflamatória. Alho contém ALICINA, que promove benefícios ao sistemas imiune e cardiovascular e imunológico.

MARRON: Este grupo inclui os cereais integrais que são boas fontes de fibras, úteis à função intestinal e controle da glicemia no sangue, bem como vitamina do complexo B, indispensávies À função cardíaca. Neste grupo também estão as oleaginosas repletas de gorduras monoinsaturadas e micornutrientes ANTIOXIDANTES, como selênio e vitamina E.

VERDE: Alimentos verdes são ricos em antioxidantes e desintoxicam o organismo. Contêm clorofila, ácido fólico, magnésio, ferro, cálcio, betacaroteno, isocionatos. Principais fonte alimentares são o espinafre, couve de bruxelas, repolho, brócolis, são ricos em carotenóides como a luteína útil à saúde ocular e vitamina K para a saúde óssea.

AMARELO, LARANJA: são ricos em betacaroteno e carotenóides, antioxidante que age no sistema imune, proteção cardíaca, anticancerígeno, encontrados em alimentos como mamão, manga, abóbora, batata doce, damasco... Betacarotenos são precursores da vitamina A que agem no sistema imune e saúde ocular.

ROXOS: São ricos em ANTOCIONINAS, e flavonóides como o RESVERATROL, encontrados em uvas, ameixas, amoras, cerejas, mirtilos, antioxidantes capazes de reduzir a inflamação, inibindo a formação de coágulos, estando associado à redução de doenças cardíacas, à saúde ocular e das articulações, importantes ao ANTIENVELHECIMENTO, com ação anticancerígena. As antocianinas também agem na promovendo à memória e saúde do trato urinário.

VERMELHO: Alimentos vermelhos contêm carotenóides como o licopeno, antioxidante, que age na proteção contra tumores e favorece à circulação sanguínea. As principais fontes destes alimentos são o tomate, goiaba, melancia, caqui.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário