Google Analytics Alternative

7 BENEFÍCIOS À SAÚDE DA VITAMINA A.

terça-feira, 15 de março de 2011
A vitamina A, também conhecida como retinol, é uma vitamina lipossolúvel, que ocorre apenas em alimentos de origem animal.  Os carotenóides, no entanto, servir como uma grande fonte de alfa, beta e gama-caroteno que o nosso corpo converte em vitamina A e pode ser encontrado em muitos legumes e frutas.

É indispensável para nossa saúde e é especialmente abundante em alimentos como damascos, brócolis, melão, cenoura, couve, manga, pimentão, espinafre e batata doce. Aqui estão sete razões pelas quais você deve se certificar que sua dieta inclui vitamina A:

Imunidade
Não só a vitamina A reforça "os pontos de entrada" para o corpo humano, tais como as mucosas, a mucosa dos olhos, respiratório, urinário e trato intestinal, é também essencial para os linfócitos, células brancas do sangue, que combatem infecções.

Olhos
A vitamina A, quando convertida para a forma (retinol) da retina, é vital para olhos saudáveis. Permitindo que o olho efetivamente distingua entre claro e escuro, melhorando assim a visão noturna. Além disso, a vitamina A é considerada fundamental contra a catarata, degeneração macular, glaucoma e outras doenças relacionadas à idade ocular.

Ossos e dentes
Quando convertido em ácido retinóico, vitamina A eficazmente mantém ossos e dentes saudáveis. Dentina, o que exige também vitamina A, forma a camada dura de material dentro de nossos dentes, garantindo assim a sua força. A vitamina A também desempenha um papel importante na substituição de tecido desgastado por novos tecidos para garantir a saúde dos ossos e dentes.

Sistema Urinário 
Cálculos, ou partículas sólidas no sistema urinário, podem causar dor, náuseas e vômitos, quando as pedras são formadas. A vitamina A produz um composto mineral de fosfato de cálcio no organismo, que impede a formação dessas partículas sólidas.

Câncer
Como um poderoso antioxidante, a vitamina A é importante contra o estresse oxidativo, ou "ferrugem celular", dentro de nossos corpos, protegendo-nos dos problemas de saúde como a catarata, aterosclerose, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer.

Pele
As propriedades antioxidantes da vitamina A combatem os radicais livres que podem danificar a pele através de estresse oxidativo. Ao manter a retenção de umidade adequada, a pele não só é protegida do ressecamento comum, mas também de queratinização, psoríase, rugas e acne.

Sistema Reprodutor
A vitamina A é conhecida por ser essencial para o processo reprodutivo.

Fonte: Este foi parte do texto traduzido em Health diaries.

O ideal é manter o aporte da vitamina, como também o excesso pode ser tóxico, embora, uma dieta rica em açúcares e amido, ao qual não inclui corretamente porções adequadas de todos os grupos alimentates sobrepõe à deficiência, já que a carência de vitamina A, bem como a de ferro ainda é um gravánte entre crianças, cita-se em especial, as de menor renda.

A hipovitaminose A pode causar redução da imunidade, problemas de desenvolvimento, retardo mental e cegueira. A hipovitaminose A tem consequências não apenas para a visão, como também para diversas funções orgânicas. Sabe-se que tais carências corresponde à significativo índice de morbidade e mortalidade infantil. A educação nutricional e a fortificação dos alimentos são intervenções importantes a serem realizadas.  

0 comentários:

Postar um comentário