Google Analytics Alternative

RAZÕES PARA INCLUIR A VITAMINA A.

domingo, 20 de março de 2011
Essencial à saúde da VISÃO, dentes, osso e sistema imune;
 é necessária para todo o tecido epitelial,
servindo como barreira às infecções.
Vitaminas são vitais às funções orgânicas que ocorrem no organismo. Sabemos que há as vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis.

LIPOSSOLÚVEIS CARACTERÍSTICAS:
- Solúveis em LIPÍDEOS;
- Necessitam da bile à abosorção;
- Em excesso, apresentam grau de toxicidade;
- São armazenadas nos tecidos.

HIDROSSOLÚVEIS CARACTERÍSTICAS:
- Solúveis em ÁGUA;
- São facilmente absorvidas e excretadas;
- Menos grau de toxicidade;
- Menor reserva tecidual, sendo facilmente excretadas.

Vitamina A
Essencial à saúde da VISÃO, dentes, osso e sistema imune; é necessária para todo o tecido epitelial, servindo como barreira às infecções. Promove a diferenciação celular e reprodução.
* TECIDO EPITELIAL é a camada que serve como barreira seletiva para fatores como pele, revestimento do trato digestivo, urinário...
* DIFERENCIAÇÃO CELULAR, processo onde células imaturas são estimuladas ao amadurecimento ao desempenho de funções especifícas.

Mas, em quais alimentos você obtém a vitamina A?
Os ALIMENTOS que fornecem a vitamina em sua forma ativa são os de origem ANIMAL, como carnes, ovos, leite e derivados, os alimentos VEGETAIS são lhe fornecer o precursor da vitamina, o BETACAROTENO por exemplo, um precursor da vitamina, provenientes da cenoura, batata doce, manga, damasco e de vegetais verde-escuros como espinafre, brocólis... Níveis sanguíneos de carotenóides reduzem o risco de doenças crônicas, atuando como potente ANTIOXIDANTE, estanto envolvidos no menor risco de cataratas, cardiopatias e certos tipos de câncer.

Entre demais carotenóides estão o LICOPENO, LUTEÍNA, ZEAXANTINA...

Cerca de 50 a 80% da vitamina A é armazenada no fígado, embora outros tecidos possam armazená-la, essa capacidade de absorção do fígado é útil em casos de deficiência, ingestão baixa.

Note, a deficiência pode provir de baixa ingestão proteíca, um exemplo encontra-se entre crianças com desnutrição proteíco-calórica.
O RETINOL, forma ativa da vitamina, é indispensáveis à estrutura de componentes visuais de cones e bastonetes da RETINA, afetando também a síntese proteíca e distintos processos corporais como desenvolvimento embrionário e função epitelial. Note porque é importante evitar dietas restritivas e que exclui grupos alimentares indispensáveis.

Entretando, a vitamina pode ser TÓXICA, sobretudo sob a forma de suplementos.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário