Google Analytics Alternative

SAÚDE DA VISÃO: UMA PRIORIDADE.

segunda-feira, 14 de março de 2011
Alimentação inadequada e estilo de vida pode reduzir o
suprimento de oxigênio e nutrientes vitais para o olho.
Você já deve saber, mantenha os vegetais em sua dieta, pois são ricos em antioxidantes... O betacaroteno presente na cenoura é importante para manter os olhos saudáveis e a visão noturna, mas o betacaronteno não é o único carotenóide presente nos alimentos e importante à visão. Verduras verdes escuras, gema de ovo e milho contêm grandes quantidades de carotenóides importantes, como a luteína e zeaxantina. Nutrientes com potente ação antioxidante que neutralizam os radicais livres que surgem na região dos olhos.

Estudos mostram que pacientes que tomaram luteína e zeaxantina em suplementação tiverem tais substâncias aumentadas no sangue e na região dos olhos e o pigmento macular, que protege a retina de lesões, aumentou consideravelmente. Quando presentes no cristalino e na mácula do olho, a luteína e a zeaxantina minimizam o estresse oxidativo causados na região do olho.
 
Acrescentando por Dr. Weil's
A principal causa de cegueira em pessoas com mais de 60 anos - afetando mais de 13 milhões de americanos - é a degeneração macular (MD). A saúde da mácula (uma mancha oval no centro da retina que é essencial para a visão central) depende de um suprimento de sangue muito rico, e qualquer coisa que interfira com a circulação pode causar danos à mácula e diminuir a sua capacidade de funcionamento. Alimentação inadequada e estilo de vida pode reduzir o suprimento de oxigênio e nutrientes vitais para o olho, o que levam à morte de células da retina e mácula. Para ajudar a prevenir a degeneração macular e outros problemas de visão, considere o seguinte:
1. Parar de fumar. A nicotina do fumo pode diminuir a oferta de sangue, causando um estreitamento dos vasos sanguíneos e um espessamento do sangue. Você também deve evitar o fumo passivo.
2. Comer uma dieta baixa em gordura saturada. Essas gorduras podem causar acúmulo de placa ao longo das paredes dos vasos sanguíneos, incluindo aqueles que fornecem a mácula, o que impede o fluxo sanguíneo.
3. Obter antioxidantes suficiente, como a vitamina C, vitamina E e luteína. Estes compostos antioxidantes podem ajudar a evitar a placa bacteriana que adere às paredes dos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de danos ao tecido.
 
Acrescentando por Dr. Luiz Romariz
O glaucoma é a segunda causa mundial da cegueira, e pretence a um grupo de doenças oculares que lesionam o nervo optico, levando à perda da visão. Nas suas fases iniciais, o glaucoma poderá não dar qualquer sintoma de alerta, e estima-se que mais de 4 milhões de americanos nem façam ideia que são suas vitimas. Dado a perda de visão associada ao glaucoma ser tão insidiosa e gradual, ele é muitas vezes chamado de “ladrão da visão silencioso.” Frequentemente, não é senão numa fase avançada da doença que a perda de visão se torna aparente, e nessa altura a perda poderá ser permanente. É por causa disto que é tão importante tomar agora medidas para proteger os olhos, mesmo que a visão seja normal. A doença está ligada a uma lesão do nervo óptico devida a um aumento de pressão nos olhos. Este aumento tem a ver com a tensão no humor aquoso, o liquido que está normalmente presente no globo ocular. Num olho sadio, o fluido é drenado de forme regular, contudo nos que têm glaucoma o sistema de drenagem não funciona tão bem e acumula gradualmente no globo, causando um aumento na pressão. Com o tempo, isto destrói as fibras nervosas responsáveis pela visão. Na forma mais comum de glaucoma (ângulo aberto), a visão periférica é afectada em primeiro lugar. Posteriormente, pode levar à visão em túnel, e eventualmente à cegueira.

Cerca de 10% das pessoas com glaucoma têm o ângulo estreito, e nestes casos um súbito aumento da pressão pode causar:
• Dor ocular grave•Visão turva• Distúrbios visuais súbitos• Halos à volta das luzes• Olho vermelho•Náuseas e vómitos. Esta forma de glaucoma requer tratamento imediato.

1. Diminuição dos níveis de insulina: À medida que sobe a insulina, causa hipertensão arterial, e possivelmente aumento da tensão ocular. Com o tempo isto pode levar à insulino resistência, a qual está ligada ao aumento da pressão intraocular.
A solução está em evitar açúcar e amidos, os quais causam o aumento da insulina, nomeadamente: •Pão •Pasta •Arroz •Cereais •Batatas.

2. Exercicio regular: Um dos melhores meios de diminuir a insulina é atraves do exercicio.

3.Tomar suplementos alimentares: nomeadamente ômega 3, luteína e zeaxantina. Claro que isto são medidas preventivas e coadjuvantes, para além das quais só um Oftalmologista deve opinar.

0 comentários:

Postar um comentário