Google Analytics Alternative

ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO.

terça-feira, 29 de março de 2011
Aposte na variedade para obter suficientes fontes de cálcio.
Fontes de cálcio? Parece-me que muitos vão lembrar somente de leite e seus derivados. Embora o leite possua grandes quantidades deste mineral, é importante lembrar que não é bem absorvido ou utilizado pelo organismo, bem como há significativo crescimento de casos de alergia e/ou intolerância aos lácteos.

A boa notícia é que existem muitos outros alimentos ricos em cálcio que são fáceis de incorporar em sua dieta diária.
A lista a seguir oferece fontes saudáveis de alimentos ricos em cálcio.

1. Sementes de gergelim
Estas pequenas sementes são muito ricas em cálcio, assim como outras vitaminas e minerais importantes. Sementes de gergelim cruas possuem cerca de 1000 mg de cálcio por porção de 100g.

2. Folhas verde escuras
Espinafre, couve... vegetais folhosos verde escuro são uma excelente escolha à saúde. Espinafre é um dos mais ricos em cálcio, com cerca de 291 gramas de cálcio por xícara.

3. Sementes de linhaça
Não somente rica em cálcio (256 mg por porção de 100g), sementes de linhaça também são ricas em gorduras ômega 3. As sementes também são uma ótima maneira de melhorar a saúde intestinal.

4. Quinoa
Este é um grão muito saudável, uma xícara de quinoa cozida oferece aproximadamente 60-100 mg de cálcio, sem mencionar uma grande quantidade de zinco, potássio e proteína.
 
5. Laranjas
Um copo de suco de laranja feito na hora, oferece cerca de 72 mg de cálcio. Além de vitamina C, que irá melhorar significativamente a quantidade de cálcio absorvida. Além de vitamina C e cálcio, as laranjas também são uma ótima fonte de potássio, ácido fólico, vitamina A e beta-caroteno.

7. Brócolis
Uma xícara de brócolis oferece cerca de 74 mg de cálcio, juntamente com 120 mg de vitamina C que ajuda o orgnismo na absorção do cálcio. Brócolis também contém uma elevada quantidade de vitamina K, vitamina A, ácido fólico e fibras alimentares.

8. Frutas Secas e oleaginosas
Muitas frutas secas são ricas em cálcio. Na verdade, comer cinco figos secos, por exemplos, por dia, fornecerá cerca de 135 mg de cálcio. As amêndoas são também extremamente ricas em cálcio.

9. Temperos e condimentos
Quem teria pensado que a adição de temperos e condimentos no prato aumentaria sua ingestão de cálcio? Os mais ricos em cálcio incluem o endro, manjericão, manjerona, tomilho, orégano, sementes de papoula, hortelã, semente de aipo, sálvia, salsa e alecrim.

Quais são suas favoritas fontes de cálcio? Deixe seu comentário!

Fonte: Parte do texto traduzido em global healing center.
Por Greice Caroline Baggio.

3 comentários:

{ Celia } at: 22 de abril de 2013 às 14:30 disse...

amo manjericão e orégano faço uma pasta com azeite e coloco em tudo,pao, arriz etc...

Ângela at: 28 de agosto de 2013 às 09:58 disse...

Que notícia boa! Meus filhos não gostam de tomar leite e eu estava preocupada com a saude dos ossos deles. Agora fico tranquila pois a maioria dos alimentos citados acima são consumidos por eles; principalmente brócolis, laranjas e frutas em geral. Obrigada pela dica!!! Abraços

{ DE TUDO UM POUCO } at: 29 de agosto de 2013 às 20:37 disse...

ESTAVA LENDO EM UMA REVISTA E VI ESSAS INFORMAÇÕES E PRECISO ME ALIMENTAR E A MINHA FAMILIA CORRETO E QUE NOS TRAGA SAUDE... OBRIGADA ...

VOU LINKAR AO MEU BLOG... VAI LA VER COMO FICOU CONHECER...BEIJOS

http://patydetudo.blogspot.com.br/2013/08/saude-alimente-se-com-sabedoria_29.html


Postar um comentário