Google Analytics Alternative

ATUALIDADES AO DESENVOLVIMENTO DO DIABETES.

terça-feira, 1 de março de 2011
Dieta, exercícios, controle do estresse estão entre
os PILARES para o controle do DM.
Há notícias constantes sobre o crescente número de novos casos de diabetes no mundo.

No livro Diabetes Rising, o autor e jornalista Dan Hurley examinou cinco possíveis motivos por trás da pandemia, fazendo uma reflexão mais ampla de suass cinco hipóteses, que giram em torno ganho de peso, leite de vaca, poluentes orgânicos persistentes (POP), vitamina D e de higiene.

Peso corporal
Dos dois tipos de diabetes têm sido aceleradas pelo ganho de peso (fator ambiental), mas são modulados por fatores genéticos, incluindo a tendência a ter um sistema imunológico altamente reativas e tendência a desenvolver resistência à insulina em resposta ao aumento de peso. Há inconclusões se o ganho de peso é um fator causal direto, mas o risco do diabetes tipo 2 pode ser reduzido consideravelmente até mesmo uma diminuição (5-7%), pequena do peso corporal.

Leite de vaca
Está relaciona mais diretamente para o desenvolvimento da diabetes tipo 1, a hipótese baseia-se que a exposição precoce na infância para qualquer outra proteína do que os encontrados no leite materno humano, neste caso o leite de vaca, produz uma reação autoimune ao qual afetaria as células beta do pâncreas. pancreáticas.

Contaminantes POP's
Originários de pesticidas, químicos e poluição, estes compostos se acumulam na gordura do corpo, sugerindo que a obesidade leva ao diabetes somente quando uma pessoa tem POP acima de certo nível.Nesta caso, reduzir a gordura corporal seria eficaz na redução do risco de diabetes.

Vitamina D
Novos estudos vêm mostrando a correlação entre baixos níveis séricos de vitamina D e aumento do diabetes, recentemente as recomendações de vitamina foram aumentadas.

Higiene
A hipótese sugere que manter o ambiente mais "limpo" pode ser uma das causas ao diabetes. A exposição a certas bactérias e germes parece fortalecer o sistema imunológico.

Embora as hipóteses mantenham seu fundamento, o ponto principal ao diabetes baseia-se na PREVENÇÃO. Ao PREVENIR você garante sua saúde, e reduz gastos com o tratamento. Dieta, exercícios, controle do estresse estão entre os PILARES para isso.

Diabetes, exercícios e envelhecimento. Texto de Dr. Luíz Romariz
As pessoas com diabetes são as que mais rapidamente envelhecem. Estas, deveriam efetuar cerca de 150 minutos semanais de exercício aeróbico, de acordo com as recomendações dos investigadores da Universidade Old Dominion. Provavelmente não haverá melhor remédio do que o exercício, exceto a dieta adequada, segundo o Prof. Sheri Colberg-Ochs. As recomendações internacionais apontam para 150 minutos semanais de exercício moderado ou 75 minutos de exercício vigoroso. Isto tem como efeito “limpar” o excesso de nutrientes – ácidos gordos livres – dentro da célula, abrindo caminho para uma menor resistência à insulina com a consequente melhoria na glicemia, e portanto na diabetes. Cerca de 58% da população está em risco de desenvolver diabetes tipo II, razão pela qual estas recomendações são tão importantes.

O difícil é convencer os pacientes para a necessidade de dieta e exercício, sendo este o mais difícil de alcançar. Mas há que lembrar diariamente que a medicação para a diabetes, só por si, tem tido um rotundo fracasso. Mesmo que pouca, toda a atividade física conta na melhoria do perfil desta patologia, e como tal passear com o cão, lavar o carro, etc, são atividades a não menosprezar. Quando não fazemos exercício os hidratos de carbono transformam-se em gordura perpetuando o ciclo de resistência à insulina.  

0 comentários:

Postar um comentário