Google Analytics Alternative

ALIMENTOS PODEM MELHORAR SUA MEMÓRIA, MAS... LEMBRE-SE DE COMÊ-LOS.

domingo, 6 de março de 2011

Aposte nas CORES à sua boa MEMÓRIA.
Com o objetivo de prevenir doenças, proporcionar benefícios estéticos e trazer disposição e energia constante ao corpo, muitos compostos encontrados nos alimentos o caracterizam como "ALIMENTOS FUNCIONAIS", tais alimentos podem trazer benefícios fisiológicos adicionais quando incorporados na dieta adequada como proteção contra doenças como hipertensão, diabete, câncer, osteoporose... Alguns ALIMENTOS podem melhorar a sua memória, mas... lembre-se de comê-los.
 
Você pode notar que muitos dos alimentos SÃO VARIADOS EM SUAS CORES, cores que nos vegetais pode-se encontrar diversos compostos bioativos, com propriedades antiinflamatórias; entre elas a luteolina.
 
SALSÃO, ALECRIM, AIPO...
Um estudo publicado no Journal of Nutrition, analisou os efeitos da luteolina na dieta e envelhecimento. A luteolina é encontrada em vegetais, incluindo cenouras, pimentões, salsão, hortelã, alecrim, camomila, aipo. A inflamação no cérebro está envolvida nos problemas de memória que ocorrem com o avançar da idade.

Durante o processo de envelhecimento, as células da microglia começam a produzir níveis excessivos de citocinas inflamatórias. As citocinas induzem ao déficit de memória, a sonolência, perda de apetite e os comportamentos depressivos, o que contribui ao envelhecimento cognitivo, bem como para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

Neste estudo, a luteolina melhorou a saúde cognitiva, atuando diretamente sobre as células da microglia para reduzir a sua produção de citocinas inflamatórias no cérebro, assim como mostra este estudo em modelo de animais, reduzindo ou interferindo nestas células, preservando os neurônios.

MIRTILOS
Os mirtilos (blueberry) são repletos de nutrientes e sabor, ainda pobre em calorias. São ricos em fitonutrientes antioxidantes, as antocioninas, que agem neutralizando os danos dos radicais livres, podendo proteger o cérebro de estresse oxidativo e reduzir complicações relacionadas à idade, como doenças neurodegenerativa, como Alzheimer, devidos aos seus flavonóides, pois exercem efeitos benéficos na aprendizagem e memória. Além de antocioninas, mirtilhos contêm o ácido elágico, que bloqueiam as vias metabólicas que podem levar ao câncer.


MAÇÃS 
Maçãs contêm altos níveis de quercetina, um antioxidante que tem sido demonstrado em estudos recentes para se proteger contra a doença de Alzheimer.. Maçãs vermelhas também contêm antocianina.
 
UVAS, CEREJAS...
As uvas contêm antocianina e quercetina, assim como no vinho tinto, entretando, os benefícios se dão ao consumo moderado. E quanto as cerejas? Sua cor lhe revela que é rica antocianinas.

Os alimentos de coloração arroxeados como uvas, ameixas e amoras são ricos em antocioninas, flavonóides, importante ao antienvelhecimento, que contribui à função cerebral, com ação antioxidante e anticancerígena, inibindo a formação de coágulos e agindo como antiinflamatórios.  

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário